>>> Coluna mensal de Elisa Rosenthal para a EXAME
A transição de carreira é um tema relevante e desafiador para muitos profissionais, especialmente para as mulheres, quando buscamos melhor qualidade de vida e o tão sonhado equilíbrio entre vida pessoal, profissional e familiar. É neste contexto que o mercado imobiliário se destaca como uma área com inúmeras possibilidades de crescimento e reinvenção profissional, mas também com desafios a serem enfrentados.
Mayte Zaiden cresceu tendo sua mãe como a principal referência de profissional e Mulher do Imobiliário. Ao “Mercado por Elas” ela compartilha mais de 16 anos de experiência, contando sua trajetória, os desafios enfrentados, a influência da maternidade em sua carreira e como percebe o papel feminino neste setor. Tudo isso destacando a importância da saúde mental nessa transição e como o reposicionamento no mercado pode ser uma estratégia para alcançar uma carreira mais satisfatória.
O Começo no Imobiliário
A trajetória de Mayte no mercado imobiliário teve início aos dezoito anos, seguindo os passos da mãe que já havia conquistado uma carreira de sucesso na área. Desde o início, ela foi exposta a um ambiente familiar de lançamentos e stands de venda, o que lhe permitiu ter um contato direto com a dinâmica do setor.
Um dos principais desafios que enfrentou ao longo de sua jornada profissional foi a questão do respeito no ambiente de trabalho. Em várias ocasiões se deparou com comportamentos inadequados, exigindo habilidades adicionais para lidar com tais situações de maneira suave, porém assertiva.
Este é um desafio que a fez perceber a importância de promover conscientização sobre respeito e empatia no ambiente corporativo, de modo a criar um espaço seguro e inclusivo para todos os colaboradores.
Especificamente em relação às mulheres do imobiliário, o ambiente 61% mais propício ao assédio moral e sexual, como identificado em pesquisa realizada pelo Instituto Mulheres do Imobiliário, preparar e conscientizar todos os profissionais é um aspecto fundamental para que cada indivíduo possa prosperar e alcançar seu pleno potencial profissional.
A Maternidade e o Apoio Empresarial
A maternidade impactou a carreira profissional de Mayte. Por ter se tornado mãe em uma idade relativamente jovem, teve que aprender a equilibrar as novas demandas com seu trabalho como corretora de imóveis. Por isso, enfatiza a importância de contar com uma boa rede de apoio para enfrentar os desafios de ser mãe e profissional simultaneamente.
“A grande verdade é que nenhuma empresa do mercado imobiliário está completamente preparada para apoiar os recém-pais pois, como boa parte dos colaboradores são autônomos, a responsabilidade acaba sendo dos próprios. Entendo isso como um futuro aprendizado organizacional para que as estruturas das empresas tragam mais segurança para a mamãe na primeira fase da maternidade.”
O Influência da Maternidade na Transição e Reposicionamento de Mercado
Para Mayte, o momento decisivo para sua transição de carreira ocorreu durante sua última gravidez, quando ocupava uma posição estratégica em uma empresa imobiliária.
“Duas semanas após o nascimento do meu filho caçula já precisei voltar totalmente ao trabalho. Este momento foi um divisor de águas para mim, coloquei na balança e vi que queria participar mais da vida dos meus filhos.”
Foi neste momento que iniciou o processo de busca por um reposicionamento no mercado, levando-a a considerar novas oportunidades na área de Incorporação. Para isso, estudou e procurou por outras opções de carreira que fossem mais alinhadas com suas aspirações pessoais e familiares.
O Reposicionamento no Imobiliário
A diretora de incorporação e construção da Conceito Viver conta que a empresa chegou ao mercado com uma abordagem diferenciada, priorizando os corretores e a excelência na construção, visando fazer a diferença na vida das pessoas, desde os colaboradores até os clientes. O foco não se limita apenas à entrega de produtos imobiliários de qualidade, mas também em proporcionar uma experiência de compra acima da média para os clientes.
A empresa busca entender profundamente quem são seus clientes e quais são suas necessidades, o que é considerado um fator-chave para destacar-se no mercado imobiliário. Ao identificar e atender às demandas do público-alvo ela e a empresa acreditam que naturalmente conquistarão destaque e preferência no mercado.
O Papel Feminino no Imobiliário
“As mulheres hoje trazem ao mercado não apenas o comprometimento já conhecido, mas também a versatilidade.”
Fruto da rotina multitarefa que muitas enfrentamos ao conciliar trabalho, estudo, maternidade e vida pessoal, essa versatilidade se reflete na velocidade das decisões e em uma abordagem mais humanizada nas relações de trabalho.
A transição de carreira é um processo desafiador, mas também uma oportunidade de crescimento e reinvenção, especialmente para mulheres do mercado imobiliário.
“Hoje ainda existe uma romantização sobre as longas horas de dedicação dentro do setor, impactando de forma direta o colaborador. Acredito que precisamos olhar com mais atenção a rotina dos corretores de imóveis, decidindo o que realmente é necessário, onde podemos nos organizar melhor e como a tecnologia pode nos ajudar a conciliar a profissão e a vida pessoal.”
Mayte Zaiden reforçou a importância de promover um ambiente de trabalho respeitoso e inclusivo, além de considerar a saúde mental e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional na busca por uma carreira mais satisfatória.
Para o mercado imobiliário brasileiro, é fundamental repensar a cultura do trabalho excessivo e buscar alternativas para garantir uma rotina mais equilibrada e saudável para seus colaboradores. Dessa forma, será possível criar um ambiente mais produtivo, motivador e sustentável para todos os profissionais envolvidos.
Não há comentários neste post