O que é uma doença autoimune?
Kim Kardashian convive com a psoríase
Michael Jackson lutava contra o vitiligo
Astrid Fontenele supera, diariamente, o Lúpus.
O que os três possuem em comum é a doença autoimune e que se manifestam, também, na pele.
Luana Landeiro é médica clínica geral, pós graduada em nutrologia, medicina Integrativa e é especialista em dermatologia.
Como, quando, onde e porque ela se manifesta?
Por que é mais comum em mulheres do que em homens?
Qual a relação da gravidez com as doenças autoimune?
Como o estresse, a ansiedade e a alimentação impactam no diagnóstico, cura e prevenção?
De que forma as mulheres podem se prevenir?
Quais dicas você tem para que possamos diminuir as chances de manifestação, ainda que tenha fator hereditário envolvido?
O sistema imunológico tem um papel muito importante no organismo: o de combater invasores que podem causar infecções e doenças, como vírus e bactérias. Quando uma pessoa tem uma doença autoimune, no entanto, ocorre uma falha nesse mecanismo de defesa, que passa a atacar indevidamente células saudáveis do corpo. Embora exista um amplo espectro de doenças autoimunes, muitas delas compartilham sintomas semelhantes. (fonte: Pfizer)
Existem mais de 80 tipos de doenças autoimunes. Enquanto algumas delas ataquem apenas uma área ou órgão do corpo, outras afetam um sistema de órgãos ou até mesmo todo o corpo.
Os sintomas de doença autoimune podem variar de leves a incapacitantes. As doenças também podem ocorrer em surtos, alterando fases de piora e de remissão. Os sintomas mais comuns são:
- Fadiga;
- Rigidez muscular;
- Dor e inchaço nas articulações;
- Problemas de pele;
- Dor abdominal;
- Problemas digestivos;
- Febre recorrente.
Tais sintomas de doença autoimune também podem ser causados por outras condições. Por isso, procure um médico para que ele possa diagnosticar e determinar o tratamento adequado, que é diferente para cada doença. Geralmente, não há cura, mas é possível controlar os sintomas e reduzir a resposta imunológica.
Não há comentários neste post