Subsecretária Estadual Empreendedorismo, Micro e Pequena Empresa & Diretora Executiva Banco do Povo. Professora, empresária e consultora empresarial. Para falar sobre o empreendedorismo feminino nesta edição, eu recebo Jandaraci Araújo.
Um estudo recente desenvolvido pelo Plano CDE da Rede mulheres empreendedora com mais de 2,500 empreendedores de todo o país comparou índices de autoconfiança e gestão financeira entre homens e mulheres. Mesmo à frente dos negócios, 34% das mulheres não se sentem capazes de fazer um bom planejamento financeiro, contra 50% dos homens.
Quais os principais desafios que você enxerga para as mulheres empreenderem? Como atuar frente a estes desafios na secretaria estadualizou do empreendedorismo e como capacitar as mulheres com a questão para empreender?
Em relação à questão financeira, segundo Ana Fontes, a problemática está relacionado à autoconfiança pois o dinheiro sempre foi visto como território masculino. Como resgatar essa autoconfiança feminina?
O que falta para termos mais mulheres na política?
Qual foi a sua trajetória para chegar ao cargo de subsecretária Estadual?
“Temos um desafio bastante grande, pois o nosso modelo de participação de homem e da mulher na casa e no trabalho mudou rapidamente. Há 50 anos, menos de 10% das mulheres estavam no mercado de trabalho. Hoje, são quase 50%. É uma mudança muito grande”, ressaltou a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen da Silva.
“No mundo do empreendedorismo, um terço dos empreendedores é composto por mulheres, apesar de sermos metade da população. Ainda temos muito a fazer, com diversas oportunidades. Cada participante aqui tem um papel de liderança impressionante em seu setor”, completou a secretária.
Assista ao vídeo desta edição aqui.
Conheça mais edições do Vieses Femininos aqui e saiba como levar o projeto para a sua empresa ou trazer a sua marca aqui. Elisa Tawil.
Não há comentários neste post