Será que liderança é um assunto para todos ou apenas para o universo corporativo? E como o tema pode ser abordado no processo de transição de carreira?
Esta é uma pergunta que tenho feito à minha audiência, nas mais recentes palestras e à mim mesma. Afinal, você já se questionou sobre o tema?
De todas as respostas, leituras e citações sobre o tema, aquela que mais faz sentido é a que ouvi na entrevista ao Vieses Femininos, concedida por Lorri Sulpizio, diretora na Conscious Leadership Academy USD – Universidade de São Diego, Califórnia.
“Liderança é sobre o que você faz. Não é sobre estar ou exercer um cargo de liderança. A boa liderança pode endereçar problemas que não possuem uma solução clara.“
Nesta frase, estão conceitos e definições de liderança que podemos refletir por algumas horas. E como esta definição pode fazer sentido para você, que está em transição de carreira?
Para responder, vou resgatar alguns insights que estão no especial Transição de Carreira, do Vieses Femininos, com participações de profissionais muito especiais e competentes, como Isabela Guerra, Gustavo Tanaka, Marina Haddad Martins e Geraldo Rufino.
Começando pela Bela Guerra, a transição de carreira é um momento de nos reconectarmos com nosso propósito. E como podemos fazer essa reconexão quando não conhecemos qual é este propósito? Este seria nosso primeiro “problema sem solução clara” a ser endereçado.
Uma vez definido seu propósito, como despertar a nossa consciência para ir ao encontro dele, agindo e liderando de acordo com essa descoberta?
Gustavo Tanaka nos conduz pelo caminho da consciência mostrando como ele conseguiu e pode nos ensinar a enxergar mais claro nesse processo tão comum e inevitável em nossas vidas.
Agora, a ansiedade e o stress são nossos companheiros de estrada. Aprender a identificar, lidar e – o mais importante – previnir. Marina Haddad Martins traz de forma prática, didática e muito coerente as instruções e os 5 ingredientes necessários para que tenhamos ferramentas necessárias e evitar que estes companheiros nos joguem para fora da jornada.
Para encerrar o ciclo, um injeção de positividade com Geraldo Rufino. A liderança pelo exemplo é a chave para abrir qualquer porta motivacional.
Neste processo de transição de carreira, o problema mais difícil que temos que endereçar é a motivação para continuar. E sem liderança, eu diria que é impossível.
Liderar a nós mesmos é conduzir o processo da transição de forma clara, objetiva, aprendendo com erros, com as negativas, ajustando a rota, redirecionando a sua meta. Com energia para recomeçar e clareza para avançar a cada nova possibilidade.
Liderança é o ingrediente principal para a receita do seu sucesso.
Para saber como podemos atuar juntas neste processo, assista ao vídeo sobre mentoria na home do meu site.
Não há comentários neste post