Ouça mais edições do Vieses Femininos aqui.
Karina Al Assal é nutricionista, especialista em nutrição clínica funcional e fitoterápia. Mestre pela Faculdade de medicina da USP e especialista em Microbiota intestinal
Depressão será a doença mental mais incapacitante do mundo até 2020.
Segundo a OMS- Organização Mundial de Saúde, 300 milhões de pessoas sofrem de depressão no mundo, sendo que o Brasil acumula o maior número de casos na América latina, com 6% da população. A organização ainda traz um alerta para o aumento no número de transtornos de ansiedade.
Segundo estudo da revista Nature, há uma relação direta entre as variantes da microbiota com indicadores de qualidade de vida, bem como com o estado de depressão.
Como podemos entender essa relação no nosso dia a dia?
Quais indícios atribuídos à saúde intestinal que podemos relacionar com os dados alarmantes da OMS?
Segundo pesquisa do SIM (Saúde Intestinal da Mulher) Brasil, duas em cada três brasileiras declaram ter algum tipo de problema intestinal, sendo que os três sintomas mais comuns são gazes, inchaço e sensação de peso e causas atribuídas à ma alimentação, estresse/aborrecimento e cansaço/falta de tempo.
Qual a relação da nossa microbiota intestinal com o estresse?
Exercer a liderança também é se preocupar com a saúde
Existe um modismo na nutrição. De jejum intermitente, dieta cetogênica, paleo, veganismo… ao que você atribui esse modismo e como podemos dissociar moda daquilo que realmente faz sentido para cada uma de nós?
Não há comentários neste post