Ouça mais edições do Vieses Femininos aqui.
Com formação em gestão ambiental, Carla Schuchman é mestre em Sustentabilidade pela Fundação Getúlio Vargas e atua há 10 anos com este tema em grandes empresas e no setor financeiro, que se preocupam com sustentabilidade, impacto e energias renováveis.
Atualmente atua pela SITAWI, finanças do bem.
De acordo com a ONG WWF e a ONU: Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, garantindo a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
Com base nessa definição, quero abrir nosso bate papo questionando qual a diferença conceitual entre sustentabilidade e impacto?
Hoje, a liderança sustentável ainda está muito ligada à natureza. Como a gente pode desmitificar isso?
Sustentabilidade tem a ver com mudança de comportamento?
Como as lideranças femininas têm a contribuir com a consolidação da sustentabilidade nas empresas e nos negócios?
No campo do consumo, as mulheres influenciam e orientam as escolhas de pessoas físicas e jurídicas. Qual o papel da mulher para um consumo mais sustentável?
E na conscientização de negócios com impacto, como você enxerga o papel da liderança feminina e quais obstáculos ainda precisamos enfrentar nesse campo?
Como os assuntos sustentabilidade e impacto podem contribuir para a diminuição e combate à violência contra a mulher, lembrando o número altamente que o Brasil é o 5º país em mortes violentas contra a mulher, no mundo.
A definição de diretrizes sustentáveis eleva o nível competitivo de uma empresa?
De acordo com o 2018 ÍNDICE DE DESEMPENHO AMBIENTAL, elaborado pela Universidade de YALE, o Brasil está na 69° posição atrás de países como Albânia, Qatar e Kuwait e Líbano.
Com 20 anos de experiência, o índice revela uma tensão entre duas dimensões fundamentais do desenvolvimento sustentável: (1) a saúde ambiental, que aumenta com o crescimento econômico e a prosperidade, e (2) a vitalidade do ecossistema, que sofre com a pressão da industrialização e urbanização.
A boa governança surge como o fator crítico requerido para equilibrar essas dimensões distintas de sustentabilidade.
O que é uma boa governança e Qual o papel da Consciência Responsável na liderança?
No Brasil, algumas empresas já começaram a considerar a política de sustentabilidade em seus planejamentos estratégicos. Existe um caminho longo a percorrer?
Não há comentários neste post