Ele pratica yoga há mais de vinte anos. Formou-se instrutor através de práticas diárias e cursos intensivos e extensivos além de viagens a India para estudos e há mais de seis anos é diretor do Espaço Yogapada em São Paulo. Possui alfabetização em sânscrito (língua original do Yoga) e experiência em meditação Zazen. Professor da plataforma Yogaflix, é criador do Projeto Yoga na Rua que leva aulas gratuitas a São Paulo e Goiânia. Meu convidado deste episódio é Ciro Castro.
Um estudo brasileiro realizado pela equipe do Instituto de Psiquiatria da USP entre maio e junho de 2020 com homens e mulheres de várias regiões do país mostrou que um número grande de pessoas apresentou, durante a pandemia, sintomas de depressão, ansiedade e estresse.
Qual o papel do yoga na prevenção e combate à estes sintomas?
As mais afetadas emocionalmente foram as mulheres, respondendo por 40% de sintomas de depressão, 35% de ansiedade e 37% de estresse.
Este impacto pode ter relação com o fato de que a representatividade de mulheres em cargos de liderança no país caiu e de que mulheres dedicam quase o dobro do tempo do que homens às tarefas do lar.
A grande maioria das suas alunas são mulheres. De que forma Ciro interpreta isso?
Hoje, 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, como o yoga pode contribuir pelo combate ao suicídio?
#viesesfemininos #liderançafeminina #ansiedade #estresse #yoga
Não há comentários neste post