Anna Lyvia Ribeiro é Advogada, Mestre em Direito, Especialista em Direito Notarial e Registral Imobiliário. Presidente da Comissão Especial de Direito Imobiliário da OAB SP e Autora do livro Racismo Estrutural e Aquisição da Propriedade. Em 2020 a influenciadora digital e comunicadora Gabi Oliveira, a Gabi dePretas, foi capaz de reunir diversos depoimentos sobre o racismo no setor imobiliário ao twittar "procurar imóvel sem deixar a pessoa da imobiliária ver a minha foto do whatsapp. Esse é meu mundo". Que mundo é esse que, essencialmente, a mulher preta que busca por um imóvel, enfrenta? Se falar de equidade de gênero no direito de propriedade do imovel é um desafio, falar sobre igualdade racial é ainda mais audacioso. Como introduzir o tema da diversidade racial no setor imobiliário? Eu tenho uma atuação pela equidade de gênero e costumo sempre lembrar que esta é uma das verticais da diversidade. Qual o papel da mulher, especialmente a mulher branca, na luta pelo direito de propriedade das mulheres pretas? Em uma das pesquisas elaboradas pelo movimento Mulheres do Imobiliário levantamos o perfil das mulheres que atuam no setor e, de uma base de 803 entrevistadas, Apenas 27% das mulheres são não-brancas, confirmando que a baixa representatividade e diversidade racial no setor. Como este dado impacta e reflete na construção das cidades?
Anna Lyvia Ribeiro é Advogada, Mestre em Direito, Especialista em Direito Notarial e Registral Imobiliário. Presidente da Comissão Especial de Direito Imobiliário da OAB SP e Autora do livro Racismo Estrutural e Aquisição da Propriedade.

Em 2020 a influenciadora digital e comunicadora Gabi Oliveira, a Gabi dePretas, foi capaz de reunir diversos depoimentos sobre o racismo no setor imobiliário ao twittar

 “procurar imóvel sem deixar a pessoa da imobiliária ver a minha foto do whatsapp. Esse é meu mundo”.

Que mundo é esse que, essencialmente, a mulher preta que busca por um imóvel, enfrenta?


Se falar de equidade de gênero no direito de propriedade do imovel é um desafio, falar sobre igualdade racial é ainda mais audacioso.
Como introduzir o tema da diversidade racial no setor imobiliário?

Eu tenho uma atuação pela equidade de gênero e costumo sempre lembrar que esta é uma das verticais da diversidade. Qual o papel da mulher, especialmente a mulher branca, na luta pelo direito de propriedade das mulheres pretas?
 

Em uma das pesquisas elaboradas pelo movimento Mulheres do Imobiliário levantamos o perfil das mulheres que atuam no setor e, de uma base de 803 entrevistadas, Apenas 27% das mulheres são não-brancas, confirmando que a baixa representatividade e diversidade racial no setor. Como este dado impacta e reflete na construção das cidades?

Elisa Tawil é a Idealizadora, co-fundadora e líder do Mulheres do Imobiliário. LinkedIn Top Voices, TEDx Speaker, produz e apresenta o podcast Vieses Femininos. Colunista HSM Management, do Imobi Report e Exame Invest, atua pela equidade de gênero especialmente no setor imobiliário. Autora de Proprietárias: A ascensão da liderança feminina no setor imobiliário.

Não há comentários neste post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Shopping Cart