Qual o significado de empatia para você? Será que o que você entende por empatia pode significar apenas um gesto simpático, para o outro?
O assunto “empatia” esteve presente em duas edições recentes do Vieses Femininos, quando estive com Marcela Ponce de Leon, podcaster do Baseado em Fatos Surreais e com Lígia Zotini, fundadora do Voicers. Em cada edição, trouxemos a empatia em contexto diferentes porém, em ambas, o poder da empatia está manifestado de forma enfática.
Com a Lígia, falando sobre a liderança do futuro, ela confirma o fator empatia no contexto de que “os ambientes mais seguros são e serão os ambientes de maior complexidade e criatividade.” Ou seja, no futuro, que está logo ali, para nos diferenciarmos da inteligência artificial, saber o real significado de ser empática (o) é fundamental.
Para saber se a sua abordagem é simpática ou empática, recomendo esta animação que vai direto ao ponto da RSA Shorts, sobre o conteúdo da brilhante Brené Brown:
Na edição com a Marcela, ela traz toda a sua experiência como “contadora de histórias reais, onde o assunto é a vida, e o detalhe, surreal”. Seu projeto “conta histórias de outras mulheres em primeira pessoa, como se fossem nossas, com empatia, intimidade e leveza.”
O que podemos aprender com a história do outro?
Marcela nos conta na edição 54 e as lições que a Brené Brown nos explica no vídeo acima mostram a nossa ponte de conexão com o outro. Ou seja, como diz a Ligia traz na edição 52, para nos destacarmos frente aos avanços tecnológicos e nos tornarmos únicos, é pela conexão com o outro que encontramos a segurança, para sermos humanos.
A empatia é algo que exercemos com o outro. Agora, será que é possível praticarmos e sermos empáticos com nós mesmos?
Neste vídeo, onde explico uma das 9 dicas para a prática da autoliderança (baixe as 9 dicas no meu site) trago o conceito da congruência, essencial para o exercício da liderança:
Quando me refiro ao termo “permissão para sermos humanos”, que ouvi pelo professor doutor Tal Ben Shahar, é uma forma de praticarmos a empatia com nós mesmos.
Apenas quando estivermos aptos a praticar e liderar pelo exemplo, poderemos compreender o verdadeiro poder da empatia. E que exemplo é esse? O de sermos humanos.
*****
Não há comentários neste post