#135 Feminismo Negro com Tatiana Oliveira

vieses femininos

Jornalista, radialista, especialista em mídia informação e cultura, Professora é Pesquisadora. Mestra em mudança social e participação política. Doutoranda em integração da America Latina. Ativista da Rede Antirracista Quilombação e da Marcha das Mulheres negras de São Paulo. Minha convidada de hoje é Tatiana Oliveira.

“A gente não nasce negro, a gente se torna negro. É uma conquista dura, cruel e que se desenvolve pela vida da gente afora” Essa afirmação é da antropóloga, filósofa, escritora e feminista Lélia Gonzalez.

Simone de Beauvoir, filósofa, escritora e ícone do pensamento feminista e existencialista disse que “Ninguém nasce mulher: torna-se mulher”.

Qual o caminho do despertar para o consciência do feminismo negro? Como as lideranças da Rede de mulheres afro-latino-americanas, afro-caribenhas e da diáspora dialogam com a diversidade de gerações e quais são os caminhos que encontram para um diálogo mais inclusivo?

O que significa o conceito “negros da diáspora” também estudado pro Lélia Gonzalez? Quais são os diferenciais do feminismo da América Latina e Caribe com o do restante do mundo?

Pouco se fala da mulher negra caribenha. Como visibilizar os recortes dentro da causa? Qual impacto da pandemia para os movimentos feministas?

Episódios citados nesta edição:

#117 Uma conversa sobre diversidade e inclusão com Elizabete Scheibmayr

#98 Diversidade, Empatia e Respeito com Alexandra Lorras

#90 Beleza Sustentável com Vanessa Martins

*** 

Compartilhe esta postagem
Elisa Tawil é a Idealizadora, co-fundadora e líder do Mulheres do Imobiliário. LinkedIn Top Voices, TEDx Speaker, produz e apresenta o podcast Vieses Femininos. Colunista HSM Management, do Imobi Report e Exame Invest, atua pela equidade de gênero especialmente no setor imobiliário. Autora de Proprietárias: A ascensão da liderança feminina no setor imobiliário.

Não há comentários neste post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Shopping Cart